O Vento me disse...#44 - Caixa de Pássaros - Josh Malerman

by - 20:33


Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
N° de páginas: 272
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Skoob: aqui
Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Caixa de Pássaros é um livro tenso e extremamente envolvente que foi escrito pelo cantor e compositor de uma banda de rock chamado Josh Malerman. O mesmo soube estrear no mundo literário de uma maneira positiva e inteligente. Gostei bastante do enredo e chego a arriscar, o volume é um dos melhores thrillers psicológicos que a Editora Intrínseca lançou nesses últimos anos no país.

Todos nós temos medo de algo, não é verdade? E se esse medo o obrigasse a viver em um mundo de caos, onde pessoas se matam de forma excessivamente violenta e que os "sobreviventes" são obrigados a usar vendas nos olhos para saírem de casa? E o que é pior, o que você faria se não soubesse o que ou quem estaria causando isso? A única certeza que você tem é que para sobreviver só existe uma maneira: NÃO ABRA OS OLHOS!
Caixa de Pássaros nos presenteia com essa premissa: O que fazer quando o seu inimigo é o desconhecido?
                           "O HOMEM É A CRIATURA QUE ELE TEME".
O livro é narrado em terceira pessoa e se alterna entre presente e passado. Neste primeiro período vemos a Malorie junto com os filhos em uma viagem de barco, depois de quatro anos que o problema começou. É uma viagem tensa que se torna ainda mais angustiante por conta dos perigos que a protagonista encontra, que se torna ainda maior pelo fato dela depender apenas das suas percepções e sensações- já que ela e as crianças estão vendadas e não enxergam nada.

No outro momento podemos ver como tudo começou. Desde quando a protagonista descobriu que estava grávida ao momento em que os primeiros casos começaram a ocorrer pelo mundo e ela se viu na necessidade de morar em outro lugar com um grupo de sobreviventes. É neste ponto que vamos ter as cenas mais extremas e intensas do livro, é onde o autor utiliza nos personagens, uma série de situações com terror psicológico que simplesmente nós, leitores, sentimos e ficamos cada vez mais vidrados na história.

O curioso é que essa forma narrativa permitiu que o autor conseguisse manter o tom de tensão do início ao fim e o que é melhor, sem ter se perdido na trama. Essas alternâncias de tempo narrativo é um dos fatores positivos no desenvolvimento da história. Além disso, também existe o fato do autor nos permitir fazer uma analogia do título do livro e a caixa de pássaros existente na trama, com a realidade dos próprios personagens. A verdade, confesso, é que também cheguei a associar tudo isso com o meio que nós, sociedade, vivemos atualmente. Afinal, por toda essa violência que nos assola, somos ou não somos pássaros trancados dentro de nossas próprias casas?

Agora como nem tudo são flores (mesmo a obra sendo simplesmente maravilhosa), Caixa de Pássaros, pecou em dois pontos que podem ser resumidos em duas palavras: pouca explicação. Um desses pontos é uma das questões centrais na trama (que não vou entrar em detalhes para não dar spoilers), até entendo o por que do autor não querer dar mais detalhes- ele quer que os leitores tenham as suas próprias conclusões-, mas poxa... minha curiosidade mandou lembrança. hehe
E o segundo ponto diz respeito a algumas pessoas da trama. Estou falando mais especificamente de dois personagens que conseguiam enxergar as criaturas sem que nada, aparentemente, acontecessem com eles. Sei que o autor deu a entender que por já estarem com as mentes afetadas pela loucura não seriam capazes de ficarem ainda mais loucos, no entanto, acho que isso foi pouco explanado. Acredito que se isso fosse feito poderia ser que eu tivesse uma compreensão mais clara do porquê das pessoas enlouquecerem ao ponto de se matarem.

"... Talvez os doentes mentais herdem este novo mundo, por serem incapazes de ficarem ainda mais louco do que já são".

Não sei se com outras pessoas aconteceu o mesmo, mais senti que o final do livro (que não foi o que esperava) permite uma continuação. Eu sei que se isso vier a acontecer eu vou ser uma das primeiras compradoras. Afinal, a história é muito bem escrita e tem um enredo inteligente e criativo que te instiga a ler sempre mais. Sem falar que o mesmo transmite aquilo que sempre procuro em um livro, seja de que gênero for, ele propaga sensações. Definitivamente a obra do Josh Malerman é daquelas que não ficamos indiferentes.

Leitura mais que favoritada e recomendada!!!!

Gostou do post? Confira também!

18 comentários

  1. Quero muito ler esse livro. Ele está na minha lista de desejados desde o primeiro momento que soube de seu lançamento. Sua resenha me deixou ainda mais motivada para fazer essa leitura, ainda mais que curto muito esse gênero.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oiê amore, tudo bem com você?
    Eu ainda não li esse livro, apenas por questões financeiras mesmola rsrs. Eu sou louco por esse gênero um pouco obscuro kkk. Caixa de Pássaros é super bem comentado no mundo do BookTubers e blogs por aê e o seu não foi diferente em? Mas a sua resenha que comentou essa questão do final ficou entre aperto para uma continuação rsrs. Espero que seja mesmo. Enquanto isso, torça para que eu consiga comprar o livro cesse ano! Adorie a sua resenha, e até a próxima vizita
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi Nathalia, tudo bem?
    Conclui a leitura de Caixa de Pássaros recentemente e o livro ainda está martelando na minha cabeça. Assim como você eu concordo que ele pecou deixando essas duas pontas soltas e é isso que eu fico remoendo, imaginando explicações. Enfim, eu gostei bastante do livro, achei a escrita muito boa e os momentos de tensão na medida exata. Se o livro tivesse umas cem páginas a mais eu ficaria bem mais satisfeita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Este livro causou um reboliço quando foi lançado e eu quis muito ler, mas acabou passando e eu não comprei. Lendo sua resenha agora, a curiosidade voltou com força total, só não curti muito essa abertura para uma continuação. Mas ainda assim, quero conferir.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Pelo jeito elogios não faltam a esse livro. Ouvi mesmo algumas pessoas falando sobre o final, mas algumas falam que pode ter continuação, outras que o final só falta algo para refletir.. Bom, eu não li e não posso falar, mas ainda quero muito ler.
    Que bom que gostou da obra.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Esse livro é mesmo muito tenso, e original também, né? Eu fiquei doida quando cheguei no final, e um pouco decepcionada também, confesso que esperava bem mais. Assim como a Letícia ali em cima, eu vi gente dizendo que o livro teria continuação (assim como você, eu fui uma das pessoas a achar que teria), e outras falando que era só reflexão. Espero que tenha uma continuação, pois, como você disse, é um enredo criativo e inteligente.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu tenho esse livro e está na fila aqui pra ler, mas sempre acabo desanimando.
    Achei bem interessante a temática e tudo, mas acho que ficaria decepcionada sem essas explicações, pois não sou muito fã de 'finais' ou explicações em aberto, gosto de saber o que realmente aconteceu, e acho que isso atrapalharia a minha leitura

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Todos dizem que esse livro é intenso e eu ainda não li! Menina, fiquei muito curiosa com a trama, não sabia que era assim tão tenso, com um thriller de arrasar. E pelo que vi, entrou para uma das suas melhores leituras. Uma ótima indicação.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oi, estou louca para ler esse livro, pois sei que ele fez um rebuliço no meio literário e achei a premissa bem interessante e só vejo elogios em relação a esse livro e acho que o fato dos personagens estarem com os olhos vendados e não saber o que os rodeia deve ser instigante e angustiante de se ler. Quero muito ler. Amei a resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    Apesar de eu ter esse livro ainda não li! Além da capa incrível a trama tb parece ser ótima! Gostei dos contos que vc ressaltou, onde poderiam ser melhores. Eu tb sou muito critica e entendi bem o que vc disse. Agora quero mais ainda ler para tirar as minhas conclusões! rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  11. Oi Nathalia, todo mundo sempre me fala tão bem desse livro que eu fico cada vez mais curiosa para conhecer, seus elogios são super cativantes e vi que o livro é de tirar o chapéu mesmo. Com certeza quero ler ele em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Sabe aquele livro que você pega e não sabe se compra ou não? Caixa de pássaros é o meu problema, várias vezes coloquei na lista de compra e nunca finalizei pq encontrei outra coisa que queria mais.
    AGORA a sua resenha está f**** e ai fiquei louca para ler! Da próxima vez que for comprar um livro vou por o seu no carrinho com certeza! Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Oi Nathalia, tudo bem?

    Caixa de Pássaros é um livro que estou doida para ler, mas já tentei começar duas vezes, mas não fluiu. Eu acho que não estava na época de ler esse livro, as vezes eu tenho isso, mas espero muito conseguir ler em algum momento... pois fico bastante curiosa com a forma que o autor criou essa história, e porque, só vejo comentários positivos.

    Amo thriller psicológico, e achei a ideia bastante original, e parece ser bastante tenso ter que lidar com algo que não conhecemos. E tudo fica ainda mais tenso quando se tem duas crianças. Não sabia dessa alternância de narrativa, e acho que torna a história ainda mais envolvente.

    Achei interessante a sua visão sobre o título do livro, e mesmo com esse final não tão fechado, e algumas coisas que podiam ter sido melhores exploradas, é um livro que quero muito ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu estou bem curiosa sobre esse livro faz um tempo, acho que o enredo tem tudo para me agradar, ainda que eu fique um pouco tensa com livros desse gênero. Que interessante sua visão sobre o título, eu não tinha pensado sobre isso. É uma pena que alguns pontos não tenham sido tão explorados, minha curiosidade também seria grande...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Eu ja tinha ouvido falar bastante do livro, mas nao fiquei com grande curiosidade, confesso! :)

    Mas depois de ler a tua resenha espantei-me! :) E quero mesmo muito ler!!! Depois de ver que o favoritaste e os elogios todos (personagens, a transmissão de SENSACOES, a escrita,...).

    Espero sinceramente ler em breve, ate porque acho que irei adorar! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que sempre tive vontade de ler esse livro, mas sempre enrolei e acontece que não li até hoje kkkkk Eu sou o tipo que gosta bastante de ler romances, mas às vezes é bom ler algo diferente e esse livro eu sei que seria uma leitura diferente para mim, e é só elogios, logo acredito que o livro deva ser realmente muito bom. Enfim, eu gostei bastante da sua resenha, deu para perceber que é uma obra ótima mesmo e por isso vou tentar ler logo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Parece ser um livro bem diferente e bem tenso também com essas criaturas atormentadores que as pessoas não podem ver. Gostei da sua analogia com o nosso mundo violento de hoje, pois realmente combina muito com o momento mesmo. Esses livros que explicam pouco são realmente um caso sério, mas vejo que mesmo assim você gostou bastante da estória e do livro. Então não deve ter sido um problema tão grave assim.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Nossa, parece ser aquela história que você fica, só mais um capitulo, mesmo morrendo de medo rs' Gostei da sua resenha, e me deixou bem curiosa com a história, esse livro está na lista de desejados, mas eu nunca que consigo compra-lo, e toda vez que leio resenha bate aquele arrependimento. è um livro bem diferente do que eu estou acostumada a ler, e acredito que vai ser uma leitura maravilhosa. Espero gostar tanto quanto você!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora